O que é briefing e como criar um?

Dentro do processo de design, o briefing se torna essencial para qualquer projeto. Mas antes, vamos entender o que significa a palavra briefing segundo o Wikipédia:

briefing wys

“Briefing ou brífingue é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento.”

Neste contexto, toda a vez que vamos começar um projeto de design o briefing será o meio mais utilizado para saber quais as necessidades básicas do projeto e qual caminho a se seguir. Por isso, listamos 7 pontos para você se basear na hora de montar o seu:

1 – Estabeleça as necessidades

É de extrema importância definir qual é a finalidade do projeto. Aqui definimos o escopo e listamos as necessidades do cliente e do seu produto ou serviço. Geralmente neste passo, o cliente fornece as informações básicas como quem é a empresa, sua missão e metas, ramo de atividade ou qualquer outra informação que sintetize as premissas e objetivos do projeto.

2 – Pesquise quem são seus concorrentes

Como sabemos, o cliente sempre tem concorrentes tanto diretos quanto indiretos. É importante questioná-lo sobre este ponto para estabelecer fraquezas e diferenciais do seu produto ou serviço diante seus concorrentes. Isso evitará repetir soluções já existentes por falta de pesquisa e informação.

3 – Defina questões técnicas

É um site? Um produto físico? Não importa! Definir a viabilidade técnica junto do cliente mostra quanto tempo e quais questões precisam ser definidas antes de começar o projeto. Será qual tipo de material? É um impresso? Será plástico? Isso fará que o cliente saiba quanto vai gastar e quanto tempo será investido naquele trabalho.

4 – Referência visual

Saber o que inspira o cliente é importante. Levantar estas questões como tipo de material, cores, tipografia ou qualquer tipo de referência visual serve como um norte para evitar que o cliente espere verde e seja entregue vermelho.

5 – Qual é o público alvo

Pra quem o produto ou serviço servirá? Entender o cliente do cliente é ter segurança no projeto que está sendo feito. É um público mais jovem? Mais velho? Quem vai usar ou qual momento que será usado. A pesquisa de quem é o usuário é parte vital de qualquer projeto de design.

6 – Estimativa de investimento

A maior parte dos clientes não abrem o valor que tem para investir no projeto. Mas definir isso ajuda definir a melhor solução em questões de tempo e valor para aquele trabalho. Não prometa mais do que o valor que o cliente pode pagar ou está disposto a pagar. Manter um equilíbrio entre as duas partes mantém a relação mais transparente e duradoura. Convencer o cliente que esta informação é valiosa para entregar o melhor resultado de acordo com sua realidade é um desafio que muitos profissionais enfrentam hoje em dia.

7 – Estimativa de entrega

Este passo é muito importante pois ambas as partes tem uma estimativa de quanto tempo o projeto levará para ser concluído. Esta informação tem que ser clara e de acordo com a realidade de todos envolvidos no projeto para que não haja stress entre cliente e prestador de serviço.

Essas são bases para se montar um briefing. Existem muitos exemplos na internet que podem ser úteis na hora de montar um. Lembrando que não existe regras e o que precisa ser relevante é como a informação é interpretada.

Achou útil? Comenta aí.

Até a próxima 🙂

 

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