Marketing Digital para Pequenas Empresas

Pequenas Empresas precisam investir em Marketing Digital

 

O marketing digital para pequenas empresas não é mais uma opção e sim uma necessidade. Isso também vale para profissionais liberais como advogados, dentistas, médicos, personal trainers, entre outros.

Descubra nesse artigo, porque você deve investir em marketing digital e quais os benefícios que isso dará a sua empresa.

Marketing Digital para Pequenas Empresas
Muitos comerciantes simplesmente não conseguem imaginar sua pequena empresa em meio aos gigantes do marketing digital. Mas o que eles provavelmente não sabem é que as pequenas empresas que começaram a investir em marketing digital já estão colhendo seus frutos.

Benefícios do Marketing Digital para Pequenas Empresas

Quando você vai no interior em pequenas e médias cidades, ainda é muito comum o comércio local investir todo o dinheiro de publicidade na mídia tradicional. Não que panfletos, carros de som, faixas e anúncios em telões e rádios locais não funcione. Mas cada vez mais a mídia tradicional vai perder espaço para mídia online. Hoje em dia 102 milhões de brasileiros estão no Facebook, é quase metade da população do país. Ou seja, qual audiência você acha que é maior: a da rádio da sua cidade ou a do Facebook na sua cidade?
Infelizmente não podemos medir audiência de cada cidade, mas o fato é que atualmente muitas vendas se iniciam na internet. Seja por uma pesquisa no Google, através de um post no facebook ou no instagram, ou através de vídeos do youtube. Enfim, a internet nos conecta com anunciantes o tempo todo.
Fora isso, na internet você consegue direcionar seu anúncio para o público-alvo específico. Além de também conseguir mensurar precisamente quantas pessoas seu anúncio alcançou e qual o seu retorno. Quando você anuncia na rádio da sua cidade, ou num telão que quase ninguém olha porque já sabe que é propaganda, você não consegue mensurar o alcance do seu anúncio e muito menos o retorno sobre o investimento.

Custos de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Isso porque ainda não falamos sobre os custos. Apesar de muitos empreendedores acharem que o investimento em marketing digital é caro, isso não é uma realidade. Se comparado com a mídia tradicional, a mídia digital ainda é bem mais barata. Além do que, quando falamos de marketing digital, estamos falando de vários tipos de estratégias. E claro que para muitos negócios locais, ter uma estratégia completa de marketing digital muitas vezes é inviável e desnecessário.

Você não precisa ter um super site com um servidor poderosíssimo. Nem um blog com milhões de acessos, ou então uma lista e-mail marketing com milhares de contatos. Nem mesmo ter um perfil em todas as redes sociais é necessário para a sua pequena empresa ter benefícios com marketing digital.

De acordo com cada empresa, ou cada tipo de negócio, você adota estratégias diferentes de marketing digital para alavancar as vendas. Para alguns negócios o Facebook é melhor. Para outros o Instagram funciona melhor. Tem negócios que vivem de estratégias de posicionamento no Google, ou então no Youtube. Enfim, de acordo com cada negócio e verba disponível, é possível desenvolver diferentes estratégias de marketing digital voltadas para pequenas empresas.

Portanto, todas as empresas de qualquer tamanho podem sim ter sucesso com o marketing digital. Fazendo da forma certa, e com bastante conhecimento ele pode colocar sua empresa em patamares impossíveis se comparado ao marketing tradicional, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.

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