Marketing Promocional

O que é Marketing promocional?

Marketing promocional

O que é Marketing promocional?

Segundo a Associação de Marketing PromocionalAMPRO, marketing promocional é um conjunto de estratégias que visam construir uma marca, proporcionar vendas e fidelizar clientes por meio de ações de interação com seus públicos-alvo. Ou seja, são ações desencadeadas para levar até às pessoas os valores de uma empresa, fazê-la conhecida e reconhecida, gerar vendas para essa empresa e construir relacionamentos com os clientes e potenciais clientes.

Em resumo, o marketing promocional é a atividade do marketing com fins comerciais para marcas, produtos e serviços, de modo que crie uma interação com o seu público alvo e valorize a marca a fim de ter uma fidelização do cliente. A questão é que essa é apenas uma das definições do marketing promocional.

Para você compreender mais como funciona o marketing promocional, vamos apresentar as principais estratégias e citar como isso é feito na prática:

 

  • Ofertas e promoções

Liquidações, reembolsos, cupons de desconto e realização de concursos são uma porta de entrada para que os clientes iniciem um relacionamento mais próximo com a empresa, seguindo o caminho da fidelização.

  • Apresentação de produtos e serviços

Essa dica vale mais para os pontos de vendas físicos, mas também pode se ter alguma ideia de como ele pode ser usado para e-commerces.

Crie materiais de divulgação para a imprensa, monte um briefing personalizado com o release e uma prévia ou próprio produto. Distribua amostras grátis (técnica muito usada por perfumarias).

  • Incentivos

Incentive o seu consumidor de modo que ele veja uma vantagem em comprar o produto da sua marca. Faça programas de pontos, distribuição de brindes e premiações.

Com certeza, você já foi em um mercado ou até mesmo em uma unidade das Lojas Americanas, e viu algo assim “Compre 3 e leve 2”. Isso também é uma forma de incentivo.

  • Abordagens e blitz

Essa ação é feita por produtos e serviços de porte menor até marcas grandes. A distribuição de flyer e folder é algo comum, que pretende apresentar os produtos e serviços de forma ilustrativa e visual. A blitz, normalmente, é realizada em determinados dias, e além da distribuição de flyers e folders, muitas vezes oferecem outras coisas, como brindes.

  • Eventos promocionais

Um dos exemplos de eventos promocionais é a ação da marca Nivea intitulada de “Nivea Viva”, onde realiza uma série de shows gratuitos em homenagens à grandes artistas brasileiros. As apresentações são realizadas por músicos de destaques, em lugares de fácil acesso, e também são distribuídos brindes dos produtos Nívea.

 

Realize marketing promocional com a agência de publicidade e marketing Wys e fidelize seus clientes e construa um relacionamento de sucesso!

Somos uma agência completa, full-service, que desenvolve soluções em todas as áreas da comunicação online e offline.

Vamos conversar?

Potencialize, multiplique, propague e cresça com a gente! Estamos curiosos para saber o que você precisa (15) 3342-7458

Receba notícias no seu e-mail